Projetos & Robótica
Palestras & Debates

SESI Com@Ciência

Debates

SESI Com@Ciência

Debates

10 oficinas e 7 painéis com palestrantes nacionais e internacionais.


Ciência, inovação, tecnologia e tendências. Reflexões conectadas ao presente o futuro da educação. As palestras do SESI Com@Ciência trarão estes e vários outros assuntos para o debate.  

10 oficinas e 7 painéis com palestrantes nacionais e internacionais.


Ciência, inovação, tecnologia e tendências. Reflexões conectadas ao presente o futuro da educação. As palestras do SESI Com@Ciência trarão estes e vários outros assuntos para o debate.  

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

Atenção! As Palestras do SESI Com@Ciência 2023 já estão disponíveis!  

Atenção! As Palestras do SESI Com@Ciência 2023 já estão disponíveis!  

Durante os dias 10 e 11 de outubro, reunimos grandes palestrantes para discutir e propor reflexões sobre o sentido do uso da tecnologia na educação.

Durante os dias 10 e 11 de outubro, reunimos grandes palestrantes para discutir e propor reflexões sobre o sentido do uso da tecnologia na educação.

Os debates, que aconteceram no Instituto SESI de Formação de Professores, em Porto Alegre, reuniram muitos participantes e geraram importantes insights sobre uma aprendizagem conectada com a realidade.


Se você não conseguiu participar do evento, não se preocupe! Você pode vivenciar um pouco do que foi esta edição do SESI Com@Ciência em nosso canal do youtube. Disponibilizamos as gravações dos debates, para que as reflexões propostas possam se conectar a mais pessoas e transformar outras realidades.

Os debates, que aconteceram no Instituto SESI de Formação de Professores, em Porto Alegre, reuniram muitos participantes e geraram importantes insights sobre uma aprendizagem conectada com a realidade.


Se você não conseguiu participar do evento, não se preocupe! Você pode vivenciar um pouco do que foi esta edição do SESI Com@Ciência em nosso canal do youtube. Disponibilizamos as gravações dos debates, para que as reflexões propostas possam se conectar a mais pessoas e transformar outras realidades.

ASSISTA ÀS PALESTRAS

Martha Gabriel

Martha Gabriel

Escritora best-seller e Ph.D. em Artes, Martha Gabriel é um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação. É professora de Inteligência Artificial na pós-graduação da PUC-SP e compõe a Faculdade Internacional da CrossKnowledge. 

Escritora best-seller e Ph.D. em Artes, Martha Gabriel é um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação. É professora de Inteligência Artificial na pós-graduação da PUC-SP e compõe a Faculdade Internacional da CrossKnowledge. 

Jane Reolo

Jane Reolo

Mestra em Educação pela PUC-SP, Jane Reolo é Especialista em Políticas Públicas na Coordenação de Inovação em Políticas no Instituto Unibanco. Em 31 anos dedicados à rede pública, foi professora, diretora de escola e coordenou o Núcleo de Educação Digital da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.  

Mestra em Educação pela PUC-SP, Jane Reolo é Especialista em Políticas Públicas na Coordenação de Inovação em Políticas no Instituto Unibanco. Em 31 anos dedicados à rede pública, foi professora, diretora de escola e coordenou o Núcleo de Educação Digital da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.  

Jose Moran

Jose Moran

José Moran é professor, escritor e doutor em Comunicação. É pesquisador de projetos inovadores na educação, com ênfase em competências, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. Foi professor da USP, onde ajudou a fundar o Projeto Escola do Futuro. 

José Moran é professor, escritor e doutor em Comunicação. É pesquisador de projetos inovadores na educação, com ênfase em competências, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. Foi professor da USP, onde ajudou a fundar o Projeto Escola do Futuro. 

Lilian Bacich

Lilian Bacich

Lilian Bacich é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Por 28 anos, atuou na Educação Básica, na graduação e na pós-graduação. Atualmente, é coordenadora de pós-graduação em Metodologias Ativas, no Instituto Singularidades, e cofundadora da Tríade Educacional.  

Lilian Bacich é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Por 28 anos, atuou na Educação Básica, na graduação e na pós-graduação. Atualmente, é coordenadora de pós-graduação em Metodologias Ativas, no Instituto Singularidades, e cofundadora da Tríade Educacional.  

Michael França

Michael França

Michael França é doutor em Teoria Econômica e colunista e editor na Folha de S.Paulo. É pesquisador do Insper e coordenador do Núcleo de Estudos Raciais da instituição. Foi pesquisador visitante na Universidade Columbia e Universidade Stanford. 

Michael França é doutor em Teoria Econômica e colunista e editor na Folha de S.Paulo. É pesquisador do Insper e coordenador do Núcleo de Estudos Raciais da instituição. Foi pesquisador visitante na Universidade Columbia e Universidade Stanford. 

Tiago Fragoso

Tiago Fragoso

Tiago Fragoso é doutor em Estatística e analista de políticas públicas na Direção de Educação e Competências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Foi pesquisador na Fundação Cesgranrio, atuando na análise do ENEM, SAEB e ENCCEJA.

Tiago Fragoso é doutor em Estatística e analista de políticas públicas na Direção de Educação e Competências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Foi pesquisador na Fundação Cesgranrio, atuando na análise do ENEM, SAEB e ENCCEJA.

Chi Sum Tse

Chi Sum Tse

Mestre em Avaliação Educacional e em Desenvolvimento Internacional, Chi Sum Tse é analista de projeto PISA para Escolas na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Atuou em áreas políticas na UNESCO (França) e CIPPEC (Argentina) e em desenvolvimento comunitário local, no Peru e Argentina.

Mestre em Avaliação Educacional e em Desenvolvimento Internacional, Chi Sum Tse é analista de projeto PISA para Escolas na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Atuou em áreas políticas na UNESCO (França) e CIPPEC (Argentina) e em desenvolvimento comunitário local, no Peru e Argentina.

Ecleia Conforto

Ecleia Conforto

Doutora em Desenvolvimento Econômico, Ecleia Conforto é gestora do Instituto SESI de Formação de Professores. Possui sólida experiência em economia da educação, ciência de dados e gestão de projetos.

Doutora em Desenvolvimento Econômico, Ecleia Conforto é gestora do Instituto SESI de Formação de Professores. Possui sólida experiência em economia da educação, ciência de dados e gestão de projetos.

Jucie Parreira Santos

Jucie Parreira Santos

Especialista em Educação Integral e Comunidades Educadoras, Jucie Parreira Santos é educador e secretário de educação do município de Almirante Tamandaré (PR). Atualmente, ocupa o cargo de presidente do Fórum Metropolitano das Infâncias.

Especialista em Educação Integral e Comunidades Educadoras, Jucie Parreira Santos é educador e secretário de educação do município de Almirante Tamandaré (PR). Atualmente, ocupa o cargo de presidente do Fórum Metropolitano das Infâncias.

Kátia Chiaradia

Kátia Chiaradia

História Literária pela Unicamp. Compôs a frente de priorização curricular Gesto/Formar e foi colaboradora associada da ANEBHI, pesquisando intensamente o uso funcional e mediado de recursos tecnológicos em salas de aula da educação básica.

História Literária pela Unicamp. Compôs a frente de priorização curricular Gesto/Formar e foi colaboradora associada da ANEBHI, pesquisando intensamente o uso funcional e mediado de recursos tecnológicos em salas de aula da educação básica.

Telma Luchetta

Telma Luchetta

Formada em estatística pela Unicamp, é sócia da EY em Financial Services e tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. Liderou e representa grupos de diversidade e inclusão e foi responsável pela criação do Data and Analytics Academy. 

Formada em estatística pela Unicamp, é sócia da EY em Financial Services e tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. Liderou e representa grupos de diversidade e inclusão e foi responsável pela criação do Data and Analytics Academy. 

Luiz Eduardo Garcia

Luiz Eduardo Garcia

Integra o Observatório da Educação do Instituto SESI de Formação de Professores. Cientista Social e economista, é doutor em Ciência Política (UFRGS) e doutorado em Desenvolvimento Econômico na PUCRS pesquisando aspectos ligados à desigualdade educacional. 

Integra o Observatório da Educação do Instituto SESI de Formação de Professores. Cientista Social e economista, é doutor em Ciência Política (UFRGS) e doutorado em Desenvolvimento Econômico na PUCRS pesquisando aspectos ligados à desigualdade educacional. 

Raquel Teixeira

Kátia Chiaradia

Secretária de Educação do Rio Grande do Sul desde abril de 2021,

pós-doutora em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris e especialista em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás.

Nos últimos 20 anos, foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Foi conselheira do Conselho Nacional de Educação, deputada federal por Goiás

Tem artigos e livros publicados.

Secretária de Educação do Rio Grande do Sul desde abril de 2021, pós-doutora em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris e especialista em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás.

Nos últimos 20 anos, foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Foi conselheira do Conselho Nacional de Educação, deputada federal por Goiás

Tem artigos e livros publicados.

Programação

10/10

10/10

14:00

14:00

O efeito escola e as relações com as desigualdades educacionais

O efeito escola e as relações com as desigualdades educacionais

15:00

15:00

Inovação e educação digital

Inovação e educação digital

16:00

16:00

Metodologias ativas para uma educação inovadora

Metodologias ativas para uma educação inovadora

17:30

17:30

Ciência e Tecnologia no cotidiano escolas

Ciência e Tecnologia no cotidiano escolas

11/10

11/10

14:30

14:30

A educação como fator de desenvolvimento socioeconômico: desafios e oportunidades em tempos de tecnologias emergentes

A educação como fator de desenvolvimento socioeconômico: desafios e oportunidades em tempos de tecnologias emergentes

16:00

16:00

A educação integral frente às novas tecnologias

A educação integral frente às novas tecnologias

17:30

17:30

Competências tecnológicas para o século XXI na educação básica 

Competências tecnológicas para o século XXI na educação básica 

Data

Nome

Objetivo

Dia 10

(09h30 às 11h00)

Dia 10

(09h30 às 11h00)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Oficina de Aprendizagem por projetos: educação infantil e alfabetização

Nome

Oficina de Aprendizagem por projetos: educação infantil e alfabetização

Dia 10

(09h30 às 11h00)

Dia 10

(09h30 às 11h00)

Robótica Livre com Gogo Board princípios básicos​

Nome

Robótica Livre com Gogo Board princípios básicos​

Dia 10

(10h30 às 11h30)

Dia 10

(10h30 às 11h30)

Animando criações STEAM com Scratch​

Nome

Animando criações STEAM

com Scratch​

Dia 10

(14h00 às 16h00)

Dia 10

(14h00 às 16h00)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Oficina de pesquisa-ação: Escolas 2030

Nome

Oficina de pesquisa-ação: Escolas 2030

Compartilhar a prática de pesquisa-ação do programa Escolas 2030. No Brasil, o movimento pretende transformar os indicadores educacionais nacionais, ao evidenciar dimensões de aprendizagem priorizadas em organizações educativas que procuram garantir as condições para uma educação integral e transformadora.

Objetivo

Compartilhar a prática de pesquisa-ação do programa Escolas 2030. No Brasil, o movimento pretende transformar os indicadores educacionais nacionais, ao evidenciar dimensões de aprendizagem priorizadas em organizações educativas que procuram garantir as condições para uma educação integral e transformadora.

Dia 10

(14h00 às 16h00)

Dia 10

(14h00 às 16h00)

Desenvolvimento de APPs (GT Fora da Caixa do Projeto Cidades Educadoras do Pacto Alegre)​

Nome

Desenvolvimento de APPs (GT Fora da Caixa do Projeto Cidades Educadoras do Pacto Alegre)​

Dia 10

(15h00 às 16h00)

Dia 10

(15h00 às 16h00)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Oficina de inteligência artificial na educação

Nome

Oficina de inteligência artificial

na educação

Apresentar conceitos sobre Inteligência Artificial, contextos em que essa tecnologia já está presente na educação e como a IA generativa impacta a rotina de alunos, professores e escolas.

Objetivo

Apresentar conceitos sobre Inteligência Artificial, contextos em que essa tecnologia já está presente na educação e como a IA generativa impacta a rotina de alunos, professores e escolas.

Dia 10

(15h00 às 16h00)

Dia 10

(15h00 às 16h00)

Jogos e Pensamento Computacional para crianças​

Nome

Jogos e Pensamento

Computacional para crianças

Dia 10

(16h00 às 17h00)

Dia 10

(16h00 às 17h00)

Tecnologias e sustentabilidade (GT Fora da Caixa do Projeto Cidades Educadoras do Pacto Alegre)​​

Nome

Tecnologias e sustentabilidade (GT Fora da Caixa do Projeto Cidades Educadoras do Pacto Alegre)

Dia 10

(16h00 às 17h30)

Dia 10

(16h00 às 17h30)

Explorando o ChatGPT e o criador de imagens do Bing em sala de aula

Nome

Explorando o ChatGPT e o criador de imagens do Bing em sala de aula

Dia 10

(16h30 às 18h00)

Dia 10

(16h30 às 18h00)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Debate Escolas 2030

Nome

Debate Escolas 2030

Compartilhar práticas de instituições integrantes do Programa Escolas2030, com foco em Educação Integral.

Objetivo

Compartilhar práticas de instituições integrantes do Programa Escolas2030, com foco em Educação Integral.

Dia 10

(18h00 às 19h30)

Dia 10

(18h00 às 19h30)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Literatura e microlearning: como planejar e replanejar as aulas de livros numa abordagem híbrida

Nome

Literatura e microlearning: como planejar e replanejar as aulas de livros numa abordagem híbrida

Preferencialmente para professores de Língua Portuguesa, História e coordenadores pedagógicos.

Objetivo

Preferencialmente para professores de Língua Portuguesa, História e coordenadores pedagógicos.

Dia 11

(09h30 às 10h30)

Dia 11

(09h30 às 10h30)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Debate Escolas 2030

Nome

Debate Escolas 2030

Compartilhar práticas de instituições integrantes do Programa Escolas2030, com foco em Educação Integral.

Objetivo

Compartilhar práticas de instituições integrantes do Programa Escolas2030, com foco em Educação Integral.

Dia 11

(09h30 às 11h00)

Dia 11

(09h30 às 11h00)

Explorando o ChatGPT e o criador de imagens do Bing em sala de aula

Nome

Explorando o ChatGPT e o criador de imagens do Bing em sala de aula

Dia 11

(09h30 às 11h00)

Dia 11

(09h30 às 11h00)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Literatura e microlearning: como planejar e replanejar as aulas de livros numa abordagem híbrida

Nome

Literatura e microlearning: como planejar e replanejar as aulas de livros numa abordagem híbrida

Preferencialmente para professores de Língua Portuguesa, História e coordenadores pedagógicos.

Objetivo

Preferencialmente para professores de Língua Portuguesa, História e coordenadores pedagógicos.

Dia 11

(10h30 às 12h30)

Dia 11

(10h30 às 12h30)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Oficina de pesquisa-ação: Escolas 2030

Nome

Oficina de pesquisa-ação: Escolas 2030

Compartilhar a prática de pesquisa-ação do programa Escolas 2030. No Brasil, o movimento pretende transformar os indicadores educacionais nacionais, ao evidenciar dimensões de aprendizagem priorizadas em organizações educativas que procuram garantir as condições para uma educação integral e transformadora.

Objetivo

Compartilhar a prática de pesquisa-ação do programa Escolas 2030. No Brasil, o movimento pretende transformar os indicadores educacionais nacionais, ao evidenciar dimensões de aprendizagem priorizadas em organizações educativas que procuram garantir as condições para uma educação integral e transformadora.

Dia 11

(11h00 às 12h30)

Dia 11

(11h00 às 12h30)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Oficina de Aprendizagem por projetos: Ensino Médio

Nome

Oficina de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica: Ensino Médio

Dia 11

(13h30 às 14h30)

Dia 11

(13h00 às 14h30)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Oficina de de Aprendizagem por projetos: Ensino Fundamental

Nome

Oficina de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica: Ensino Fundamental

Dia 11

(14h00 às 15h30)

Dia 11

(14h00 às 15h30)

Gamificação na Educação GT Fora da Caixa do Projeto Cidades Educadoras do Pacto Alegre

Nome

Gamificação na Educação GT Fora da Caixa do Projeto Cidades Educadoras do Pacto Alegre

Dia 11

(14h30 às 15h30)

Dia 11

(14h30 às 15h30)

Criação de Jogos Educacionais com a plataforma Genially​

Nome

Criação de Jogos Educacionais com a plataforma Genially​

Dia 11

(14h45 às 15h45)

Dia 11

(14h45 às 15h45)

Exige Inscrição

Exige Inscrição

Oficina de inteligência artificial na educação

Nome

Oficina de inteligência artificial

na educação

Apresentar conceitos sobre Inteligência Artificial, contextos em que essa tecnologia já está presente na educação e como a IA generativa impacta a rotina de alunos, professores e escolas.

Objetivo

Apresentar conceitos sobre Inteligência Artificial, contextos em que essa tecnologia já está presente na educação e como a IA generativa impacta a rotina de alunos, professores e escolas.

Dia 11

(16h00 às 17h00)

Dia 11

(16h00 às 17h00)

Jogos e Pensamento Computacional para crianças​

Nome

Jogos e Pensamento

Computacional para crianças​

Dia 11

(17h00 às 18h00)

Dia 11

(17h00 às 18h00)

Machine Learning: programando uma lixeira inteligente​

Nome

Machine Learning: programando

uma lixeira inteligente​

Quer falar conosco?

Quer falar conosco?

Para dúvidas e mais informações, fale com a gente

pelo Whatsapp 51 99226 3846 ou telefone 0800 051 8555

Para dúvidas e mais informações, fale com a gente pelo Whatsapp ou telefone 0800 051 8555