Página inicial
Sobre o evento
Projetos e Inovação
Palestras e Debates

Oficinas e Experiências

Oficinas e Experiências

A Mostra SESI ComCiência vem, em sua 6ª edição, com muitas novidades gratuitas para todos os públicos, sempre tendo a busca do aprendizado, do debate e da busca por soluções que mesclam nossa metodologia educacional com atividades lúdicas e pedagógicas.

A Mostra SESI ComCiência vem, em sua 6ª edição, com muitas novidades gratuitas para todos os públicos, sempre tendo a busca do aprendizado, do debate e da busca por soluções que mesclam nossa metodologia educacional com atividades lúdicas e pedagógicas.

O SESI Lab é um espaço inédito no evento, aberto a todos os públicos, e que conecta arte, ciência e tecnologia. É possível interagir com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais. As experiências estimulam a investigação desses fenômenos e a reflexão sobre novas possibilidades de futuro por meio da interatividade e da busca ativa por conhecimentos.

O SESI Lab é um espaço inédito no evento, aberto a todos os públicos, e que conecta arte, ciência e tecnologia. É possível interagir com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais. As experiências estimulam a investigação desses fenômenos e a reflexão sobre novas possibilidades de futuro por meio da interatividade e da busca ativa por conhecimentos.

ESCAPE ROOM

ESCAPE ROOM

Nesta experiência, você entra em uma sala temática, onde deve procurar pistas, desvendar enigmas e escapar em um determinado período de tempo.


Com dicas e instigações literárias, a temática desta edição é sustentabilidade.


A participação será por ordem de chegada na atividade.

Nesta experiência, você entra em uma sala temática, onde deve procurar pistas, desvendar enigmas e escapar em um determinado período de tempo.


Com dicas e instigações literárias, a temática desta edição é sustentabilidade.


A participação será por ordem de chegada na atividade.

Conheça a programação

Programação de palestras

Dia 5 | Terça

Oficina Broche de luz

Sala de aula

Oportunidade para construir broches luminosos, para decorar roupas e acessórios, com muita criatividade, experimentando circuitos, materiais condutivos e decorativos.

14h 15h 16h

Inscreva-se em um dos horários

Oficina Insetos Elétricos

Sala de aula

Construção da base de um inseto a partir de um pedaço de E.V.A, arames e olhos móveis, e dar vida à sua criação por meio da produção de um circuito eletrônico. Ao final, os participantes podem decorar sua produção de forma criativa.

14h – 15h 16h

Inscreva-se em um dos horários

Casinhas Iluminadas

FabLearn CT

Construa casinhas iluminadas utilizando materiais diversos, como papel, cartolina e luzes LED, por meio da exploração da imaginação e da aprendizagem criativa.

14h30

Atividade por ordem de chegada

Colors and Songs

Avaliação D

Desperte o interesse pela língua e cultura ao explorar canções que tornam o aprendizado mais envolvente e alegre. Junte-se a nós para uma experiência musical que combina educação e entretenimento, promovendo o aprendizado de forma lúdica e cativante.

15h

Atividade por ordem de chegada

Impressão 3D: Modelando Objetos Personalizados para Projetos

Fablearn CT

Nesta oficina, você aprenderá a criar modelos personalizados, como protótipos ou peças exclusivas, utilizando software de design intuitivos. Dê vida às suas ideias e transforme-as em objetos reais!

15h30

Atividade por ordem de chegada

Robótica Desplugada: Criando Sem Códigos e Cabos

Fablearn CT

Nesta oficina prática, você vai explorar conceitos fundamentais de robótica por meio de atividades lúdicas, construindo dispositivos e resolvendo desafios de forma divertida e acessível.

16h30

Atividade por ordem de chegada

Dia 6 | Quarta

Oficina Autômatos Viventes

Sala de aula

Nesta oficina os professores explorarão arte e engenharia mecânica na criação de seus próprios autômatos. Durante a oficina, os participantes aprenderão como selecionar e combinar os componentes adequados, com base em modelos de engrenagens.

09h às 12h

Inscreva-se em um dos horários

Oficina Broche de luz

Sala de aula

Oportunidade para construir broches luminosos, para decorar roupas e acessórios, com muita criatividade, experimentando circuitos, materiais condutivos e decorativos.

09h – 10h – 14h – 15h – 16h

Inscreva-se em um dos horários

Oficina Música e Tecnologia

Sala de aula

Experimentação e criação musical com uso de tecnologia.

11h – 16h

Atividade por ordem de chegada

Oficina Insetos Elétricos

Sala de aula

Construção da base de um inseto a partir de um pedaço de E.V.A, arames e olhos móveis, e dar vida à sua criação por meio da produção de um circuito eletrônico. Ao final, os participantes podem decorar sua produção de forma criativa.

09h – 10h – 11h – 14h – 15h – 16h

Inscreva-se em um dos horários

Colors and Songs

Avaliação D

Desperte o interesse pela língua e cultura ao explorar canções que tornam o aprendizado mais envolvente e alegre. Junte-se a nós para uma experiência musical que combina educação e entretenimento, promovendo o aprendizado de forma lúdica e cativante.

10h – 15h

Atividade por ordem de chegada

Impressão 3D: Modelando Objetos Personalizados para Projetos

FabLearn CT

Nesta oficina, você aprenderá a criar modelos personalizados, como protótipos ou peças exclusivas, utilizando software de design intuitivos. Dê vida às suas ideias e transforme-as em objetos reais!

10h30

Atividade por ordem de chegada

Plataforma Tecnológica para Professores de AEE


Sala 2

resentamos uma Plataforma tecnológica inovadora para registros, análises e prospecção de achados na trajetória escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais. Nessa oficina, propomos aos professores a vivência dessa tecnologia como uma experiência e possibilidades de novas abordagens no Atendimento Educacional Especializado, por meio de uma Plataforma Tecnológica desenvolvida especificamente para esses professores desse serviço.

14h

Inscreva-se em um dos horários

Robótica Desplugada: Crianda Sem Códigos e Cabos

FabLearn CT

Nesta oficina prática, você vai explorar conceitos fundamentais de robótica por meio de atividades lúdicas, construindo dispositivos e resolvendo desafios de forma divertida e acessível.

15h30

Atividade por ordem de chegada

Dia 7 | Quinta

Oficina Broche de luz

Sala de aula

Oportunidade para construir broches luminosos, para decorar roupas e acessórios, com muita criatividade, experimentando circuitos, materiais condutivos e decorativos.

09h – 10h – 11h 14h 15h – 16h – 17h

Inscreva-se em um dos horários

Oficina Insetos Elétricos

Sala de aula

Construção da base de um inseto a partir de um pedaço de E.V.A, arames e olhos móveis, e dar vida à sua criação por meio da produção de um circuito eletrônico. Ao final, os participantes podem decorar sua produção de forma criativa.

09h – 10h – 11h – 14h – 15h – 16h – 17h

Inscreva-se em um dos horários

Oficina Vamos circular

Sala de aula

Jogo de tabuleiro abordando a economia circular representando o ciclo de vida de produtos de origem amazônica, envolvendo desde sua matéria prima, fabricação, utilização e destino (reciclagem ou descarte).

14h às 17h

Inscreva-se em um dos horários

Oficina (Re)planejando com Literatura

Sala de aula

A partir de alguns clássicos literários e por meio da plataforma L&PM na Classe, a oficina propõe aos professores planejar e replanejar tendo em vista suas turmas.

09h30 - 14h30

Inscreva-se em um dos horários

Programando com LEGO para Protótipos Iniciais em Projetos

FabLearn CT

Aprenda a construir e programar protótipos iniciais de forma interativa. Esta oficina é ideal para quem deseja dar os primeiros passos em tecnologia, utilizando peças clássicas para criar soluções inovadoras.

09h30

Atividade por ordem de chegada

A Robótica Educacional como Recurso Pedagógico na Presença de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais e TEA

Sala 1

A robótica educacional pode servir como uma ferramenta de apoio no ensino de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O uso de diferentes recursos digitais e estratégias pedagógicas podem se mostrar aliadas dos professores para construção e implementação de uma proposta inclusiva. Nessa oficina propomos a apresentação de recursos tecnológicos utilizados em aulas de robótica que venham a colaborar com o desenvolvimento no aprendizado de alunos com necessidades educacionais especiais, e de forma mais específica à alunos com TEA.

10h30

Inscreva-se em um dos horários

GogoBoard em Ação: Robótica Criativa na Resolução de Problemas

FabLearn CT

Aprenda a usar essa plataforma para desenvolver soluções inovadoras para problemas do dia a dia. Desenvolva habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico enquanto se diverte!

14h30

Atividade por ordem de chegada

Robótica Desplugada: Criando Sem Códigos e Cabos

FabLearn CT

Nesta oficina prática, você vai explorar conceitos fundamentais de robótica por meio de atividades lúdicas, construindo dispositivos e resolvendo desafios de forma divertida e acessível.

16h

Atividade por ordem de chegada

Dia 8 | Sexta

Oficina Insetos Elétricos

Sala de aula

Nesta oficina os professores são convidados a construir a base de um inseto a partir deum suporte, arames e olhos móveis, e dar vida à sua criação por meio da produção de um circuito eletrônico. Ao final, podem decorar sua produção de forma criativa.

09h às 12h

Inscreva-se em um dos horários

Oficina Broche de luz

Sala de aula

Oportunidade para construir broches luminosos, para decorar roupas e acessórios, com muita criatividade, experimentando circuitos, materiais condutivos e decorativos.

09h – 10h – 11h – 14h – 15h 16h

Inscreva-se em um dos horários

Oficina O impacto das dificuldades sensoriais na rotina escolar

Sala de aula

As relações entre o processamento sensorial e o desenvolvimento escolar.

09h30

Inscreva-se em um dos horários

Oficina Insetos Elétricos

Sala de aula

Construção da base de um inseto a partir de um pedaço de E.V.A, arames e olhos móveis, e dar vida à sua criação por meio da produção de um circuito eletrônico. Ao final, os participantes podem decorar sua produção de forma criativa.

09h – 10h – 11h – 14h – 15h – 16h

Inscreva-se em um dos horários

Programando com LEGO para Protótipos Iniciais em Projetos

FabLearn CT

Aprenda a construir e programar protótipos iniciais de forma interativa. Esta oficina é ideal para quem deseja dar os primeiros passos em tecnologia, utilizando peças clássicas para criar soluções inovadoras.

09h30

Atividade por ordem de chegada

Emergência Climática - Eventos Extremos: passado e futuro

Sala 5

Abordagem da emergência climática nos currículos escolares.

10h

Inscreva-se em um dos horários

Criação de Arte com IA

FabLearn CT

Você aprenderá a utilizar ferramentas de IA para gerar obras únicas, combinando criatividade humana e algoritmos, e desafiando as fronteiras da expressão artística.

11h30 - 14h30

Atividade por ordem de chegada

GogoBoard em Ação: Robótica Criativa na Resolução de Problemas

FabLearn CT

Aprenda a usar essa plataforma para desenvolver soluções inovadoras para problemas do dia a dia. Desenvolva habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico enquanto se diverte!

16h

Atividade por ordem de chegada

Faça parte de um dos maiores eventos de educação do RS e fique por dentro das principais discussões e inovações da área.

Faça parte de um dos maiores eventos de educação do RS e fique por dentro das principais discussões e inovações da área.

INSCREVA-SE NAS OFICINAS

Dúvidas? Fale com a gente!

Dúvidas? Fale com a gente!

Para saber mais sobre o evento, entre em contato pelo

Whatsapp 51 99226 3846 ou telefone 0800 051 8555

Para saber mais sobre o evento, entre em contato pelo

Whatsapp 51 99226 3846 ou telefone 0800 051 8555

facebook instagram linkedin youtube

Escola SESI de Ensino Médio, Canoas

Rua Aurora, 1220 – Canoas

Escola SESI de Ensino Médio, Canoas

Rua Aurora, 1220 – Canoas

Execução

Realização